No dia 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore no Brasil. Com o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação das árvores, e seu papel fundamental para a vida no planeta. Esta data foi escolhida para coincidir com a chegada da primavera no hemisfério Sul.As árvores são o maior símbolo da natureza, produzem oxigênio, aumentam a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies de animais.
A prefeitura de Novo Alegre do Tocantins através da secretaria de meio ambiente, preocupada com a consciência de sua população realizou neste dia de hoje a culminância das atividades para o dia da arvore, onde o Colégio Estadual Dr. João de Abreu foi nosso grande parceiro, o professor de biologia Pedro, fez atividades com alunos sobre as varias espécies de árvores frutíferas, outra atividade que engajou toda a comunidade foi uma enquete para escolha de árvore símbolo do município, foram mais de 7 dias de votação, e hoje foi divulgado o resultado, o ipê amarelo foi o mais votado, sendo encontrado em toda região da serra gerais incluindo Novo Alegre.
A cidade terá em breve uma nova escola estadual, maior e com espaço verde a ser plantada, pensando no bem estar dos alunos na futura escola, a secretaria de meio ambiente fez o dia de campo em homenagem ao dia da árvore no pátio da nova escola, onde foram vários alunos e professores para fazerem o plantio de mudas frutíferas, para que no futuro breve possam ter sombra e frutos para os alunos.
Fica uma grande lição para todos nós, que possamos deixar para as futuras gerações um meio ambiente melhor e mais saudável.