O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado no dia 15 de abril. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos e o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país.

Este dia foi instituído pela Lei 7.876 em 13 de novembro de 1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e surgiu com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.

Dentre os problemas ambientais, a erosão do solo está entre os mais preocupantes, pois pode levar à perdas de solo e de sua capacidade produtiva; fazer o aporte de sedimentos nos rios, causando assoreamento e contaminação dos recursos hídricos; e a degradação dos ecossistemas como um todo, estando associada à questões ambientais, sociais e econômicas.

Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, o “ As PREFEITURAS DE LAVANDEIRA E NOVO ALEGRE DO TOCANTINS” fez o plantio de várias espécies nativas da região, o foco foi as nascentes de algumas propriedades rurais, na região do mosquito. Algumas nascentes já muito escassas de água devido a falta de vegetação e o pisoteamento do rebanho de gado.

As mudas nãoo somente foram plantadas, como cercadas para que não haja nenhuma ação contra seu crescimento.

Assim preservando o solo e água podemos ter valor cênico, econômico e sustentável para propriedades rurais.