Essa semana uma moradora do município de Novo Alegre-TO, depois de uma enchente na região, se deparou com dois filhotes de cuíca-d’água (Chironectes minimus) nas proximidades do seu quintal, como a mãe dos filhotes não foi avistada ela os resgatou para aquecê-los e alimentá-los.
A nobreza da ação nos encheu ainda mais de alegria quando soubemos dos detalhes. A @luluhfernandes2 fez tudo com muito amor e dedicação para que esses bebês ficassem confortáveis. Ela está lactante, então doou seu próprio leite e forneceu como alimento para os filhotes de cuíca-d’água.
Um pouco mais tarde soube que a espécie também come peixes e, prontamente, seguiu até o riachinho para pescar peixinhos e oferecer aos filhotes.
Posteriormente, fez contato com pessoas dos órgãos ambientais de Novo Alegre para encaminhá-los até um lugar onde pudessem ser assistidos até o momento em que estiverem prontos para retornar ao ponto de origem.
Assim, o Secretário municipal Celiomar Rego e a Eng. Ambiental Naraiany Alves, ambos de Novo Alegre, juntamente com a Aline Rocha, Turismóloga que atua no município de Lavandeira, uniram forças para fazer o deslocamento dos filhotes até a base do BPMA localizada em Dianópolis.
A guarnição do destacamento de Dianópolis fez o translado para a 1ª CIA, em Palmas. E, logo depois, os filhotes foram encaminhados para o CEFAU/CETRAS para que possam receber os cuidados e se desenvolverem até que estejam aptos para soltura.
As ações ambientais são, de fato, efetivadas quando acontece um trabalho em conjunto. E essa história nos mostra exatamente isso. Que esse acontecimento siga sempre como modelo a seguir.

Endereço Av. 12 de Março S/Nº - Centro - Cidade: Novo Alegre-Tocantins - CEP: 77353-000 - Fone: (63) 3695-1133

e-mail: prefeitura@novoalegre.to.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support