Essa semana uma moradora do município de Novo Alegre-TO, depois de uma enchente na região, se deparou com dois filhotes de cuíca-d’água (Chironectes minimus) nas proximidades do seu quintal, como a mãe dos filhotes não foi avistada ela os resgatou para aquecê-los e alimentá-los.
A nobreza da ação nos encheu ainda mais de alegria quando soubemos dos detalhes. A @luluhfernandes2 fez tudo com muito amor e dedicação para que esses bebês ficassem confortáveis. Ela está lactante, então doou seu próprio leite e forneceu como alimento para os filhotes de cuíca-d’água.
Um pouco mais tarde soube que a espécie também come peixes e, prontamente, seguiu até o riachinho para pescar peixinhos e oferecer aos filhotes.
Posteriormente, fez contato com pessoas dos órgãos ambientais de Novo Alegre para encaminhá-los até um lugar onde pudessem ser assistidos até o momento em que estiverem prontos para retornar ao ponto de origem.
Assim, o Secretário municipal Celiomar Rego e a Eng. Ambiental Naraiany Alves, ambos de Novo Alegre, juntamente com a Aline Rocha, Turismóloga que atua no município de Lavandeira, uniram forças para fazer o deslocamento dos filhotes até a base do BPMA localizada em Dianópolis.
A guarnição do destacamento de Dianópolis fez o translado para a 1ª CIA, em Palmas. E, logo depois, os filhotes foram encaminhados para o CEFAU/CETRAS para que possam receber os cuidados e se desenvolverem até que estejam aptos para soltura.
As ações ambientais são, de fato, efetivadas quando acontece um trabalho em conjunto. E essa história nos mostra exatamente isso. Que esse acontecimento siga sempre como modelo a seguir.

Endereço Av. 12 de Março S/Nº - Centro - Cidade: Novo Alegre-Tocantins - CEP: 77353-000 - Fone: (63) 3695-1133

e-mail: prefeitura@novoalegre.to.gov.br