Os prefeitos de Lavandeira Roberto César, de Novo Alegre Dr. Fernando Gomes e de Combinado Lindolfo Prado “Dolfin” participaram de uma reunião no auditório da Câmara Municipal de Combinado, onde o tema discutido foi o Programa Compra Direta.

O programa visa a aquisição e distribuição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, e é fruto de um convênio firmado entre o governo do Estado e o governo do Federal através Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, sendo executado pela Ruraltins em parceria com as prefeituras municipais e o conselho de segurança alimentar e nutricional.

Para o prefeito de Combinado Lindolfo Prado Neto “o Dolfin”, anfitrião do evento, é de fundamental importância, ver o Programa Compra Direta, voltar a funcionar na região, especialmente sua cidade, formada na sua maioria por pequenos produtores rurais, especialmente na produção de derivados de leite.

Já o prefeito de Novo Alegre Dr. Fernando Gomes, afirmou ser de suma importância para a classe produtora, assim como para a comunidade escolar, a grande consumidora dos produtos do Programa Compra Direta, gerando empregos e renda no campo e benefícios para as cidades do interior do Estado, especialmente do Sudeste do Tocantins.

Segundo o prefeito Roberto César, o programa Compra Direta teve início em 2006 no Tocantins e que chegou para somar com a cidade.  ‘’Os pequenos produtores, além de ter uma renda a mais, fará com que produtos de alta qualidade cheguem até as instituições do município, além do colégio estadual Lavandeira que também será beneficiado com o projeto”. A gente recebe com bons olhos porque se trata de um programa que só tem a acrescentar e que trará muitos benefícios a nossa população, ressaltou Cesar.

Segundo, Dorilene Dias Lopes, que trabalha na área administrativa da Ruraltins, no segundo semestre, novos agricultores e entidades serão cadastrados. Frutas, verduras e legumes já deverão ser comercializados, enquanto os produtos de origem animal ficarão um pouco mais para frente, já que será necessária uma fiscalização no abatedouro, onde serão observados várias situações, entre elas, as condições necessárias de higiene.

Participaram ainda do programa equipe de apoio do projeto Compra Direta em Lavandeira, entre eles a secretária de ação social Rivania Serafim Ferreira, o secretário municipal de agricultura de Lavandeira Camerino Pereira Bastos e demais agentes públicos municipal e estadual de Lavandeira, além de representantes da Ruraltins, Banco do Brasil, lideranças políticas, pequenos produtores, professores, entre outros, participaram da reunião.

Fotos: Célio Carlos with